ESA OAB BA
Carrinho (0)

Notícias atualize-se e recomende!

ESA-BA REALIZA PALESTRA SOBRE COMUNICAÇÃO POSITIVA PARA MULHERES POSITIVAS 21/03/2019



A palestra foi realizada no dia 21/03, com a professora Thaisa Vitória, que explica:


Na contemporaneidade, a mulher assume múltiplas funções e seu cotidiano se configura como um verdadeiro malabarismo sem fim. Muitas vezes a rotina apresenta dificuldades de ordem relacional, e isso decorre principalmente dos ruídos na comunicação.

É impressionante que depois de milhares de anos de desenvolvimento da comunicação, ainda dominemos tão pouco essa prática.

Sim, porque muitas vezes o que dizemos não é o que realmente queremos dizer, e os conflitos nascem justamente dessa dificuldade de se fazer compreender e de compreender o outro.

Mas, felizmente, há solução para tudo isso. E ela pode ser encontrada na ferramenta Comunicação Positiva, uma metodologia que apresenta técnicas de comunicação não violenta e coaching jurídico para aprimorar os relacionamentos em geral.

Todo raciocínio parte de um ponto: todos os seres humanos possuem necessidades e ninguém diverge disso.

A oposição entre as pessoas começa na discordância entre o que é interpretação do que é fato, também no momento da escolha das estratégias para o atendimento das próprias necessidades, e por fim, na inabilidade em construir pedidos assertivos.  

Uma comunicação truncada gera emaranhamento nos relacionamentos e sobrecarrega ainda mais os desafios do dia a dia, gerando stress e muitas vezes, depressão.

Em resumo, a Comunicação Positiva distingue observações de juízos de valor; sentimentos de opiniões; necessidades de suas estratégias; pedidos de exigências e perguntas de afirmações. 

Estamos tão presos à necessidade de agilidade, imersos em prazos fatais, sufocados pelas prioridades, que não enxergamos o quanto a nossa comunicação é superficial, e muitas vezes, insensível. 

Comunicação Positiva é um instrumento para aprimorar os relacionamentos pessoais e profissionais.

É um método de resolução de conflitos, mas não só isso, ele encoraja seus praticantes a se conhecerem mais profundamente.

A comunicação negativa, por sua vez, é aquela que nos desconecta do outro, onde quem ganha a cena são os nossos pensamentos moralistas, julgamentos reducionistas, sempre no jogo ganha-perde, e como resultado de sua prática, temos a desconexão e o descontentamento.

Ao contrário da comunicação negativa, a Comunicação Positiva, se baseia em habilidades de linguagem que fortalecem a generosidade humana, mesmo em condições adversas, nos ajudando a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros.

Em vez de sermos reativos (cuspir fogo) ou falsearmos a verdade (engolir sapo), criamos respostas conscientes, embasadas na clareza do que estamos percebendo, sentindo e desejando.

A Comunicação Positiva trata-se, portanto, de uma abordagem que se aplica de maneira eficaz a todos os níveis de comunicação e a diversas situações: com filhos, companheiros, alunos, amigos, colegas de trabalho, clientes, colaboradores, parentes, sócios e na resolução de conflitos.

Comunicação Positiva é muito mais que uma ferramenta, é uma filosofia de humanização que pode trazer benefícios para todas as áreas da nossa vida.

E como fazer isso funcionar?

Venha experimentar um dos nossos treinamentos na ESA.BA, e viva essa experiência.


Confira alguns depoimentos no canal da professora Thaisa Vitória: https://bit.ly/2FvxMrz