ESA OAB BA
Carrinho (0)

Notícias atualize-se e recomende!

ESA-BA promove curso de Peticionamento Eletrônico 21/02/2018

 


 


Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, a Escola Superior de Advocacia (ESA), da OAB-BA, promove o curso de Peticionamento Eletrônico. Ministrado pela conselheira e presidente da Comissão de Informática Jurídica da seccional baiana, Tamíride Leite, o curso visa  ajudar os advogados e advogadas a lidarem com as inovações do processo judicial eletrônico e tirar o medo que muito profissionais ainda tem da informática.


"Nós buscamos aqui explicar para os advogados o que é um certificado digital, uma assinatura eletrônica, um documento eletrônico e fazer com que eles tenham autonomia para peticionar com mais calma e sem depender de ninguém", afirmou Tamíride.


De acordo com Tamíride, a maior parte do público é composta por jovens advogados que não estudaram processo eletrônico nas  faculdades, apesar da informatização ocorrer desde 2006. "Eles saem muito verdes da graduação e muitos sequer sabem que aqui na Bahia temos hoje 11 sistemas de processo eletrônico", explicou.


Para a advogada Fernanda Lima, uma das alunas do curso, o domínio dos processos eletrônicos é fundamental para todo e qualquer advogado. "Tanto para os jovens como para os mais experientes, é de fundamental importância termos essas atualizações", frisou.


O advogado Valdomiro Garcia, que também participou da formação, ressaltou que cursos como este são importantes tendo em vista o grande número de sistemas utilizados no estado. "Cada sistema tem suas peculiaridades e isso dificulta, uma vez que nós advogados não somos especialistas na área de informática. A OAB, inclusive, criou o navegador do advogado que tem nos ajudado muito", afirmou. 


Renovação constante
Tamíride Leite destacou que em virtude das constantes atualizações do mundo virtual, os dois dias de formação oferecidos pela ESA significam o início de um processo que é constante. "Aqui não se cessa o aprendizado e sim se inicia um processo de aproximação com a informática".


Ela ressalta ainda a importância da ESA e OAB oferecerem uma preparação efetiva para os profissionais poderem se virar no mercado. "Quanto mais prepararmos os advogados e advogadas para essa nova era conseguiremos facilitar a vida desses profissionais. O advogados não precisa ser um analista de sistema, mas tem que saber andar no mundo digital de forma mais segura", concluiu.


Capacitação
De acordo com a diretora da ESA, Thais Bandeira, a instituição tem por missão a constante capacitação dos profissionais da advocacia, trazendo cursos com viés pratico e com linguagem de advogados para advogados. "Muito mais do que uma repetição de conteúdos da graduação, os colegas encontram na Escola cursos voltados à militância, ao dia a dia".


Sobre o curso ministrado por Tamíride Leite, Thais ressalta que o domínio dos sistemas eletrônicos é hoje ferramenta básica para o exercício do Direito. "A tendência atual é a era digital dos processos. Tanto o jovem advogado quanto aqueles com mais experiência devem estar preparados para seguir essa tendência. É uma enorme satisfação ver a quantidade de pessoas alcançadas por essa capacitação, tanto na capital quanto no interior". afirmou. 


Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)